segunda-feira, dezembro 27, 2004

O Tronco de Natal

O nosso Tronco estava muito mais bonito do que este, mas infelizmente ninguém o fotografou para mais tarde recordar...Entre as rabanadas e os sonhos, as filhós e o arroz doce, o Tronco de Natal ocupava magistralmente o seu lugar. Várias foram as vezes que escutei alguém dizer: que belo Tronco... e ele parecia que escutava pois até ganhava novo brilho (creio que nesta altura o espumante já estaria a fazer efeito).
Ao longo de toda a noite da Consoada e também durante todo o dia de Natal, fui reparando que apesar de elogiado o Tronco continuava intacto.
Nestes dias come-se sempre demais e nós não fomos excepção, a aletria e o arroz doce iam desaparecendo na mesa e até as queijadinhas de requeijão da Tia Aurora (que não dá a receita a ninguém), tinham terminado, mas o Tronco lá estava, inteiro e lindo. Dei por mim a contabilisar as vezes que alguém pegou na faca para o cortar, mas desistiu a meio, em prol de um sonho ou rabanada... é curioso como conseguimos ocupar a mente com coisas destas.
Finalmente e depois de ter esgotado todas as hipóteses de mudar, a tia Beatriz, senhora de 70 e muitos, baixinha e seca como uma passa de uva, pediu-me: ó filha corta um pedaço de Tronco para a tia. A minha boca rasgou-se num sorriso largo e disse sem me conter: ufa...até que enfim.
Cortei o Tronco que ao que parece estava muito bom, e por lá fiquei a ver como os doces agora me pareciam todos da mesma importância, o ar magestoso do Tronco perdeu-se com o primeiro corte, parecia agora, um pinheiro sem crista.

2 Comments:

Blogger ana.in.the.moon Diz...

Até os doces, não é? A beleza que vemos é importante mas a verdadeira beleza só chega com o prazer que dá a todos os sentidos.

28 dezembro, 2004 12:55  
Blogger uivomania Diz...

Sonhos, rabanadas, filhós, aletria e arroz doce!... E mais o tronco de natal!... Colesterol?!

11 janeiro, 2005 01:42  

Enviar um comentário

<< Inicio