segunda-feira, dezembro 13, 2004

Memórias Africanas - Continuação

O banho da Fofinha

Ja vos falei da minha gata Fofinha (Muamba de Gato), era uma gata sem raça, daquelas de pelo branco alvo como a neve e tinha as pontas das patitas pretas, parecia que andava sempre de meias.
Essa gata foi a companheira de brincadeiras da minha filha mais velha, tinham a mesma idade, nasceram no mesmo mês e quase no mesmo dia.
A cumplicidade entre elas era enorme e bonita de ver. A gata seguia a Sofia por todo o lado e a Sofia não largava a gata por um instante, onde estivesse uma, seguramente estava a outra.
Um dia oiço a Fofinha miar, mas um miado tão aflito que parecia que a estavam a afogar, de repente calou-se e eu pensei que tivesse sido algum dos cães que a tivesse assustado. Novamente o mesmo mio aflito e aí, já intrigada, fui ver o que se passava.
Sofia, do alto dos seus 2 anos e meio, tinha decidido que a Fofinha precisava de se lavar pois tinhas as patas sujas... Então os miados tinham a ver com cada "mergulhadela" que a Sofia infligia à pobre bichana. Pegava nela pelo pescoço, mergulhava-a no tanque de lavar a roupa e chocalhava para tirar o sabão.
Durante todo este processo a gata apenas miou, e em nenhuma ocasião tentou sequer soltar-se ou arranhar a minha filha.

Tenho saudades da Fofinha!