sexta-feira, dezembro 03, 2004

Pelo sim pelo não aqui fica o aviso!

Dizem que isto já está a acontecer em Portugal.
Tenha cuidado e não responda a perguntas "aparentemente" certas.
Estará mais bem preparado para se proteger se estiver a par deste novo tipo de fraude com cartões de crédito feito via telefone.
Os scammers estão a cada dia mais criativos!

É assim:

Você recebe uma chamada e a pessoa diz:

- "Estamos a falar do Departamento de Segurança de VISA (ou outra, por exemplo). Chamo-me Fulano e meu número de identificação funcional é 12460. O Senhor comprou (qualquer coisa estranha como um dispositivo anti-telemarketing) no valor de 497,99 Euros a uma empresa sediada no Arizona, USA?"

É claro que você responde que não, ao que se segue:

- "Provavelmente o seu cartão foi clonado e estamos a ligar-lhe para verificar. Se isto for confirmado, será emitido um crédito ao seu favor".

Este tipo de transacção está a acontecer com despesas que variam de 297 Euros
até 499 Euros, justamente por ser abaixo do valor de 500 Euros, que acciona a
maioria dos alertas.
A conversa segue:

- "Antes de processar o crédito, gostaríamos de conferir alguns dados. O seu endereço é tal?"
(Isto pode ser retirado facilmente das listas telefónicas via Internet).

Ao responder que sim, o scammer continua:

- "Qualquer questão que o senhor tenha, deverá ligar o número 0-800 que se encontra na parte de trás de seu cartão e pedir para falar ao Departamento de Segurança. Por favor, tome nota do seguinte número de protocolo" (o bandido dá-lhe então um número de 6 dígitos) e pede: - O senhor poderia lê-lo para confirmar?"

Aqui vem a parte mais importante da fraude. Ele diz, então:

- "Desculpe, mas temos que verificar que o senhor está de posse de seu cartão. Por favor, pegue no seu cartão e leia o seu número".

Feito isto, ele continua:

- "Correcto. Agora vire o seu cartão e diga os 3 últimos algarismos (ou 4, dependendo do cartão)".

Estes são os 'Números de Segurança" (Pin Number) que você usa para fazer compras via Internet, para provar que é efectivamente titular do o cartão!

Depois que você diz os referidos números:

- "Correcto! Entenda que era necessário verificar que o cartão não estava perdido, nem tinha sido roubado, e que o senhor estava com ele em seu poder. O senhor tem mais alguma outra pergunta?"

Depois que você disser que não, o scammer agradece e desliga.

Provavelmente, em menos de 10 minutos uma compra será debitada no seu cartão, e muitas outras depois, caso você não perceba a fraude até à chegada do extracto.

Como proteger-se desta acção criminal?

É quase inútil fazer denúncias à polícia. Até nos Estados Unidos é difícil encontrar essas ligações. Você pode dizer para o bandido desligar que você fará a ligação para o 0800. Mas, mesmo que você desligue este tipo de ligação, é claro que a melhor maneira de se precaver é estar alerta e comunicar a todos a existência deste golpe.






2 Comments:

Blogger Rafaela : ) Diz...

oi! vi teu blog por ae!! hhe
vc ve como eh neh! ainda bem q naum tenho nem grana suficiente p ter um cartao!!! hehehe

bjaum p vc

03 dezembro, 2004 21:19  
Blogger Rafaela : ) Diz...

oo. eu gostei muito desse blog! como vc faz p adicionaar links!!! heeheh eu naum sei naum isso!!!
hehe bjaumm

03 dezembro, 2004 21:21  

Enviar um comentário

<< Inicio