quarta-feira, novembro 17, 2004

Mais cegos que os cegos...

Hoje quando passeava pela avenida aqui junto à minha casa, dei por mim a observar a dificuldade com que um homem cego avançava na minha frente. A sua bengala de um lado para o outro, a cada movimento encontrava um obstáculo, ele eram os caixotes do lixo que não foram recolhidos pela manhã, carros sobre o passeio, vendedores ambulantes com o produto espalhado pelo chão. Segui atrás dele e constatei que para fazer um trajecto que normalmente faço em 2 ou 3 minutos, levei quase 10 minutos.

Segui o meu rumo enquanto o sujeito continuava avenida fora, num passo nada seguro, posto isto dei por mim a pensar em como é difícil ser cego em Portugal.
Pensei na dificuldade que os invisuais têm em simplesmente ir ao supermercado...
Fiquei surpreendida pois foi uma coisa que nunca tinha pensado...

Quão mais fácil para eles seria se ao lado dos preços fossem colocadas placas que indicassem ao menos os tipos dos produtos em Braille...
Isto, sem falar obviamente dos "designs" de todos os instrumentos que "deambulam" pelos corredores e são um perigo real para quem não vê, como um simples porta-senhas preso a uma parede e que não é detectado pela bengala de cego... Apenas uma simples "placa" em Braille...
No Jumbo, por exemplo, existem já alguns produtos que têm assinalado em Braille alguma informação, mas é pouco!

É curioso como nunca foi proposto na assembleia por nenhum dos deputados pagos pelo nosso bolso, e o dos invisuais também, que se criassem condições e punições para a ausência delas, no sentido de facilitar um pouco a vida a quem a tem já tão difícil...

Espero que um dia se lembrem!