quarta-feira, novembro 10, 2004

Muamba de Gato

Um dos pratos mais apreciados na Republica do Zaire é a muamba, esta é originalmente feita com carne de aves, galinha, pato e galinholas. Acontece, tal como diz o ditado, "quem não tem cão caça com gato", aqui também se aplica o mesmo lema, quem não tem galinha (ou prefere) faz muamba de gato. É precisamente o gato o ponto alto desta história.

Fofinha era a minha gata de estimação, dormia dentro de casa e não sabia sequer que os ratos existiam. Um dia chega a minha casa um aldeão com um saco às costas, parou no alpendre e pediu para falar comigo. Interrogado sobre o motivo da sua visita, disse que vinha comprar a minha gata. É claro que eu lhe disse de imediato que não lhe vendia Fofinha, nem mesmo pelo saco cheio de franguinhos que ele trazia para trocar por ela.

O homem abalou entristecido pela minha decisão, mas não vencido na sua decisão de comer a minha gata, voltou atrás e sorrateiramente largou os pintos na alçada da porta, meteu a gata dentro do saco, e foi embora.

Só o conseguiram apanhar junto ao rio, pois teve que esperar que o baqueiro o levasse para a outra margem.