sexta-feira, novembro 05, 2004

Memórias Africanas

Durante a minha estadia em terras africanas, vivi algumas aventuras, que tentarei passar para o blogg em pequenas histórias. Espero que elas vos façam sorrir pelo menos.

Inicio esta saga com a historia de Kanda.

Kanda era o meu cozinheiro, um homem pequenino e com um ar absolutamente "lunatic", não falava uma palavra de português e quando o conheci eu não falava uma palavra de kikongo (o dialecto oficial da Republica do Zaire), era assim um bocado difícil o nosso entendimento.

Por entre mímicas e algumas palavras em francês, um dia disse a Kanda que queria para o almoço almôndegas (bolinhas de carne pouco maiores que berlindes) com arroz branco. Perguntei se ele sabia fazer e ele prontamente me disse que não só sabia fazer, como era esta a sua especialidade.

Saí para fazer uns inventários e só voltei à hora do almoço e com uma fome de devorar tijolos.
Assim que entrei em casa o cheirinho agradável das almôndegas, subiu pelas narinas aguçando ainda mais o meu apetite, e lá vou eu sentar-me à mesa sem mais demoras que a fome apertava.

Kanda trouxe o arroz que colocou sobre a mesa e do qual me servi ainda antes dele trazer o tacho com as almôndegas. Quando Kanda colocou sobre a mesa o tacho e eu o destapei, fui acometida por um riso de gargalhada solta e descontrolada.
Dentro do tacho jaziam, inertes mas opulentas, 3 almôndegas cada qual do tamanho de uma bola de futebol.