segunda-feira, dezembro 13, 2004

Sismo

Sismo de magnitude 5.4 na escala de Richter

Um sismo foi sentido às 14:20 em praticamente todo o país. De acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), o abalo teve uma intensidade de 5.4 na escala de Richter.

O epicentro se registou-se 117 quilómetros a sudoeste do Cabo de São Vicente.

O sismo foi sentido com intensidade 4 na escala de Mercalli modificada na região de Lisboa. Esta escala mede a intensidade do tremor e o grau 4 corresponde a uma intensidade moderada (vibração de portas e janelas, vidros e loiças chocam e veículos estacionados balançam).

O sismo foi sentido pelas populações causando algum alarme. Muitos procuraram obter informações junto dos Bombeiros e Protecção Civil.

O abalo foi sentido, nomeadamente, em Guimarães, Leiria, Figueira da Foz, Lisboa, Évora, Beja, Lagos, Portimão, Faro, Vila Real de Santo António e Tavira.

A escala de Richter mede a energia libertada por cada terramoto. Baseia-se no registo sismográfico e tem uma magnitude máxima de 8.

Ps: Não admira que eu a essa hora me tenha sentido toda a tremer e já pensava que me estava a dar uma coisinha má (rs), ainda não fui desta, é que vaso ruim não quebra, como dizia a minha avó que por acaso até era sábia...