sábado, abril 02, 2005

O Papa morreu

João Paulo II

"O Santo Padre morreu esta noite, às 21h37, nos seus aposentos privados", anunciou o comunicado do Vaticano, sendo que esta notícia foi anunciada imediatamente à multidão reunida em vigília na Praça de S. Pedro, que reagiu com comoção e aplausos.

O Papa Peregrino, cujo nome de baptismo era Karol Wojtyla, contava 84 anos de idade e preparava-se para completar, em 2005, 27 anos de Pontificado, o terceiro mais longo de sempre.

O estado de saúde do Santo Pontífice vinha-se degradando ao longo das últimas semanas, desde que foi sujeito a uma traqueotomia no passado dia 24 de Fevereiro, na sequência de uma infecção na garganta provocada por uma forte gripe que obrigou a que tivesse de ser hospitalizado por duas vezes.

A confirmar o estado bastante débil em que João Paulo II se encontrava, no passado dia 27, foi a primeira vez, em 26 anos de papado, que não presidiu à missa de Domingo de Ressurreição nem pronunciou a habitual bênção “Urbi et Orbi”. Na altura, os seus esforços para tentar falar aos fiéis reunidos na Praça de S. Pedro, sem o conseguir, comoveram o Mundo.

Cerca de duas horas e meia antes do anúncio da morte do Papa, um outro comunicado do Vaticano referiu que João Paulo II reagia positivamente ao contacto com as pessoas que chegavam perto dele, apesar de sofrer de uma febre muito alta.

Neste boletim médico, que estava previsto para as 18h00 locais (17h00 em Lisboa), mas acabou por ser divulgado com pouco mais de uma hora de atraso, às 19h10 locais (18h10 em Lisboa), o Vaticano voltou a repetir que a condição do Santo Pontífice era 'muito grave'.

O conclave para eleger um novo Papa deverá começar dentro de 15 a 20 dias, contando com a participação de cerca de 120 cardeais de todo o Mundo, que vão reunir-se na Capela Sistina. Para a eleição ser válida, terá de contar com dois terços dos votos.

Fonte: Correio da Manhã