sábado, março 26, 2005

Computadores Solidários


A ideia é simples: usar o poder de processamento dos nossos computadores e coloca-lo ao serviço de quem investiga
a cura das doenças mais terríveis que assolam a existência da Humanidade. Sozinho não se pode mudar o mundo;
mas todos juntos podemos fazer qualquer coisa.

Folding@Home é o nome do projecto de computação distribuída da Universidade de Stanford que estuda a formação e agregação das proteínas bem como os casos de anomalias dos quais podem resultar doenças. Acredita-se que a doença de Alzheimer, a doença das vacas loucas, fibrose cística, doença de Parkinson e vários tipos de cancros, entre outros males, sejam fruto de anomalias da formação de proteínas.

O Folding@Home utiliza métodos de computação novos para simular escalas de tempo de milhares de milhões de vezes mais longas do que se conseguia anteriormente, o que permite pela primeira vez simular a formação das proteínas e ao mesmo tempo relacionar com as doenças causadas pelas suas anomalias aquando da sua formação.
A vantagem da computação distribuída é o seu custo associado à capacidade de computação se comparado com os supercomputadores. Segundo cálculos do Folding@Home, o poder actual de computação do projecto situa-se perto dos 187 TeraFlops. Não há nenhum supercomputador com esta capacidade no programa que é utilizado para medir este valor.
O Portugal@Folding orgulha-se de participar neste projecto desde o dia 24 de janeiro de 2004. Em pouco mais de um ano está quase no Top 100 no ranking das equipas a nível mundial e é a equipa portuguesa melhor classificada neste projecto de computação distribuída. Carlos Reis- ou Metro, como é conhecido na Web- dá-nos a conhecer a face de um projecto, essencialmente saudável. Para mais informações sobre esta equipa basta ir ao site onde, para além dos vários tutoriais que explicam como instalar e configurar o programa, poderão encontrar também algumas formas (tweaks) de acelerar o processo de estudo nos vossos computadores, entre outras informações. Leia mais....