sexta-feira, setembro 17, 2004

Estreia no berço Olímpico

Paralímpicos... Orgulho Nacional

A partir de hoje e até ao dia 28, o país berço dos Jogos Olímpicos, a Grécia, recebe pela primeira vez, os Jogos Paralímpicos, cuja "terra natal" foi Roma, em 1960. Mas a génese dos Paralímpicos remonta a 1948 e à localidade inglesa de Stoke Mandeville, quando o neurocirurgião Ludwig Guttmann decidiu organizar uma prova desportiva para veteranos da II Guerra Mundial com lesões na medula espinal (em cadeira de rodas), denominados Jogos Nacionais de Stoke Mandeville.

O "Pierre Coubertin dos deficientes", como foi apelidado pelo Papa João XXIII numa referência ao mentor dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, organizou quatro anos mais tarde os primeiros Jogos Internacionais de Stoke Mandeville, já com a participação de atletas holandeses, que coincidiram com os Jogos Olímpicos de Londres, em 1952. Com a realização dos Jogos de Roma, em 1960, Guttman delineou o paralelismo e "baptizou" o movimento desportivo de atletas portadores de deficiência de Paralímpicos.

A coincidência do mesmo ano, país, cidade, Aldeia Olímpica, infra-estruturas e Comité organizador aconteceu apenas em Barcelona, em 1992, e foi confirmada em Atenas'2004, embora desde Seul, em 1988, fossem utilizados os mesmos espaços de competição.

A partir de 2012, as candidaturas de cidades à organização de Jogos Olímpicos terão que incluir também indicações para a realização dos Jogos Paralímpicos. Em 1968 e 1980 não se verificou a coincidência do país, enquanto a edição de 1984 desenrolou-se em dois países distintos (Reino Unido e Estados Unidos).