terça-feira, setembro 07, 2004

O Petróleo

O preço do petróleo tem atingido valores insuportáveis e tudo não passa de um gigantesco cambalacho a nível mundial, beneficiando os países produtores e distribuidores, prejudicando enormemente os países consumidores e atrasando a retoma desta crise que nunca mais acaba.

É que existe um excedente de 2.5 milhoes de barris/dia, relativamente às necessidades mundiais. Ou seja, é produzido mais petróleo do que aquele que é necessário. Ora, isto é a negação total da lei da oferta e da procura, que é uma das leis básicas da economia.

Portanto quem vende o petróleo, está a aproveitar-se de alguns factores de instabilidade (Iraque, os problemas da Yokos, a agitação na Venezuela) para fazer subir os preços (parece que o objectivo são os 50 U.S.dollars) e a não mais os descer aos valores considerados justos que variam entre os 22 a 27 U.S. dollars o barril.

Só que a economia tem factores de equilíbrio e, neste caso até poderão haver grandes vantagens para o nosso planeta e para a Humanidade.

Com os valores actuais, o petróleo deixa de ser competitivo com outras fontes de energia alternativas e ainda por cima não poluentes como é o caso da eólica, solar, das ondas do mar e movimento das marés. Também o desenvolvimento de outros tipos de motores como os híbridos ou movidos a hidrogénio, podem ter aqui uma oportunidade de desenvolvimento.

Deste modo, a ganância de quem produz e vende petróleo, pode vir a ter como efeito uma redução considerável no consumo daquele combustível, com benefícios para todos nós.

Reduz-se a poluição e vamo-nos preparando para o dia em que o ouro negro acabar.