terça-feira, setembro 07, 2004

Viu as Jóias da Coroa?

Os roubos recentes dos quadros de Munch, "O Grito" e "Madona", dum museu de Oslo, demonstram que as autoridades de muitos países são negligentes com os tesouros nacionais confiados à sua guarda.

Recentemente, também parte importante das jóias da coroa portuguesa, do acervo do Palácio Nacional da Ajuda - que as não mostra aos cidadãos nacionais invocando razões de segurança - foram roubadas em Haia e, pelos vistos, foi um ar que lhes deu, pois quem tem contas a prestar, nem ai nem ui...

O produto de roubos destes devem ter destino prévio, pois não será para expor numa galeria que homens audaciosos, inteligentes e com bom gosto se arriscam a cometer furtos quase sempre espectaculares que chegam a conquistar a simpatia geral, compreendendo o público quem rouba por amor e rejeitando os burocratas da indiferença e do decuido.

Oxalá algum investigador aproveite o roubo de Oslo para perguntar se alguém viu as jóias da coroa portuguesa roubadas em Haia. Os políticos já não se lembram. Os seguros não são ouvidos nem achados porque o Estado português não é cliente que se frequente. Resta-nos um polícia competente, sério e teimoso. É a única esperança.



José Letria - in 24 horas