sábado, maio 06, 2006

Coisas da Vida - O exame

Hoje fiz a biópsia ao nódulo que tenho na mama esquerda.

Fui para o hospital ainda não eram 08h00 e atenderam-me por volta das 11h00. Escusado será dizer que a carga nervosa se foi acumulando ao longo das horas e que quando chamaram pelo intercomunicador o meu nome, dei um pulo na cadeira, parecia que estava a ser espetada por mil agulhas.

Entrei num gabinete com uma luz ténue, quase a rondar a escuridão, onde se encontrava além da médica que me fez o exame, o assistente e o pessoal auxiliar de acção médica. No meio de tanto equipamento a minha atenção foi canalizada para o monitor ao lado da cama onde me deitaram, nele podia seguir a evolução do exame.

A médica foi extremamente meiga e simpática ( o que é raro ) comigo, explicou o que iria fazer e eu tentei preparar-me para a "maldade" que ela me iria fazer daí a alguns minutos.

Mãos sobre a cabeça, deitada sobre o lado direito, sinto um jacto de ar frio sobre a mama, era o spray anestesiante para não sentir a picada. Os olhos fixos no monitor esperam ver a agulha com cerca de 10 cms entrar pela minha mama, direita ao "danadinho".

Sinto a picada e os meus olhos fecham-se, não consegui mantê-los abertos, tão intensa foi a dor que senti.

Entre os meus lamentos e as palavras de consolo que ouvia mas que mal entendia porque a dor não deixava, lá me fizeram o exame e retiraram, para análise, liquido do interior do nódulo. Pensei que o tempo tinha parado, que o relógio não se movia, as dores eram tantas que me pareceu uma eternidade o tempo que estive deitada naquela cama fria e desconfortável.

Quando voltei a abrir os olhos ao ouvir a médica dizer: "pronto já passou, por mim já pode ir embora", tinham passado 10 minutos, o meu sistema nervoso colapsou, as lágrimas correram pela minha cara e os soluços tomaram conta do meu peito. A dor intensa tinha acabado, agora restava uma dorzinha, no limite do suportável, mas a carga nervosa acumulada tinha sido tanta que ao sair do gabinete chorei convulsivamente.

Depois de me acalmar, voltei para casa, tomei um sedoxil, deitei-me com um saco de gelo sobre a mama e adormeci. Assim nada doía, não pensava em nada e nada me afligia.

Agora são 30 dias à espera do resultado, 30 dias de nervos, ansiedade e medo. 30 dias que vão parecer 30 anos, depois... Bom depois logo se verá!

2 Comments:

Anonymous Anónimo Diz...

Que pena que tenha sido tão doloroso o seu exame,pois já fiz uma biópsia á mama e não doeu.
Seja como for já passou , e tente manter-se calma enquanto aguarda o resultado, pois vai ser negativo,
e tudo ficará bem.Felicidades

07 maio, 2006 19:34  
Blogger uivomania Diz...

A maior parte dos nódulos na mama são benignos e muitos regridem espontâneamente. De qualquer modo, era bom que controlasses o medo e a ansiedade.
Bjs.

09 maio, 2006 03:23  

Enviar um comentário

<< Inicio