terça-feira, novembro 01, 2005

Chocoterapia

100% Chocolate

100% Saúde















Um grão de cacau contém:

55% de gordura

12,8% de proteínas

Minerais: fósforo, cálcio, magnésio, cobre, ferro, sódio e iodo



Vitaminas: A, B, B1, B2, C, D, E e K

Sais aminoácidos essenciais para a saúde


As origens do chocolate

O chocolate é feito a partir do cacau, um fruto envolto em mitologia e lenda. "Quetzcoalt", deus asteca da Lua prateada e dos ventos gelados , resolveu oferecer ao Homem um presente do país dos Deuses. Algo que lhe desse energia e prazer. E foi aos campos do reino dos Filhos do Sol que ele foi roubar as sementes da árvore sagrada -o cacaueiro- que se espalharam pela região dos astecas, tendo aí dado origem à árvore.

Ao cacau foram atríbuidos poderes especiais. Por isso, nesta época, os sacerdotes utilizavam-no como bebida nos seus actos religiosos, sempre em taças de ouro. Além de terem sido um símbolo religioso, as sementes de cacau também foram um símbolo económico, tendo sido utilizadas como moeda. Foi no século XVI, quamdo o comandante espanhol Fernando Cortez descobriu o cacau durante as suas conquistas no México.

Como os espanhóis não apreciavam muito essa bebida - achavam-na fria, gordurosa e amarga- transformaram-na em moeda de troca. Com o passar do tempo, os espanhóis começaram a adicionar-lhe açucar, tornando o cacau menos amargo e mais ao gosto europeu. Nos dois séculos que se seguiram, o cacau foi-se espalhando pelo resto da Europa, mas sempre associado à realeza e à nobreza. Só por volta de 1778 é que a "dádiva dos deuses" chegou ao homem comum através da sua industrialização. Mas a verdadeira revolução aconteceu só no século XIX, quando os Holandeses desenvolveram uma prensa hidráulica que permitia separar a manteiga de cacau e a massa de cacau.

A massa era pulverizada para ser transformada em pó de cacau, que acrescido de sais alcalinos se tornava fácilmente dissolúvel em àgua. Este foi o primeiro grande passo no desenvolvimento das bebidas achocolatadas. Por outro lado, a mistura com a manteiga de cacau deu origem às primeiras tabletes de chocolate, muito próximas das que hoje conhecemos... e gostamos de provar!

O chocolate na saúde

O cacau é um alimento que está a provocar grandes entusiamo nos centros de estética, onde a chocoterapia - massagens com cacau- tem conquistado cada vez mais adeptos. Está na moda "alimentar " o corpo com estas deliciosas massagens, já que o chocolate hidrata a pele, combate a celulite e melhora o nosso humor, graças à produção de endorfinas (hormonas que provocam o bem estar) e que se formam em múltiplas situações do dia-a-dia: quando estamos mais alegres, quando realizamos actividades que nos dão prazer, nos afectos, nos encontros com amigos...

Doce Cosmética

A chocoterapia consiste em emvolver o corpo com uma camada fina de chocolate quente, deixando-o actuar sobre a pele durante 20 minutos.

A seguir pode optar-se por uma massagem com manteiga de cacau se pretender hidratar a pele, ou com azeite da flor de cacau, se o seu objectivo for reafirmar a pele e eliminar as estrias. Esta "fantasia de chocolate" inclui outras variedades terapêuticas: exfoliação com aroma de chocolate, massagens com creme de chocolate ou imersão total neste creme.

Graças às suas propriedades suavizantes, algumas marcas de cosmética têm criado fórmulas que hidratam e nutrem a pele, eliminam a celulite, melhoram a circulação, evitam o envelhicimento da epiderme e eliminam a gordura. Ao contrário do que se pensa, comer cerca de 25 gramas de chocolate no final da refeição aumenta a eliminação de gorduras e impede futuras acumulações de lípidos no corpo.

Benéfico para a Saúde

Segundo um estudo efectuado por especialistas italiano, na Universidade de Glascow, Escócia, o chocolate negro e amargo é muito mais benéfico para a saúde do que o chocolate de leite, que perde o seu poder anti-oxidante. Outro estudo realizado pela Universidade de Harvard, demonstrou que os amantes de chocolate negro, têm uma esperança de vida maior.


Nota do redactor: O que espera para começar a comer chocolate??

Artigo publicado em : A Revista de Procter & Gamble- Produtos de Consumo, Higiene e Saúde, SA

3 Comments:

Anonymous Anónimo Diz...

Thank you!
[url=http://dwfgroxd.com/ebtp/qtxa.html]My homepage[/url] | [url=http://wmdvbumx.com/ewqs/wtoy.html]Cool site[/url]

13 novembro, 2006 04:49  
Anonymous Anónimo Diz...

Nice site!
My homepage | Please visit

13 novembro, 2006 04:49  
Anonymous Anónimo Diz...

Thank you!
http://dwfgroxd.com/ebtp/qtxa.html | http://gmbofxgc.com/udwd/uomf.html

13 novembro, 2006 04:50  

Enviar um comentário

<< Inicio