quarta-feira, julho 12, 2006

O "meu" poeta

Esta poesia do Mestre é o meu dia de hoje. A vida não é mais clara que o sonho.
O sonho existe, é. E tu fazes parte do meu. Eu não me importo de não viver. Antes quero sonhar...


Sonhei, confuso, e o sono foi disperso,
Mas, quando dispertei da confusão,
Vi que esta vida aqui e este universo
Não são mais claros do que os sonhos são...

Obscura luz paira onde estou converso
A esta realidade da ilusão
Se fecho os olhos, sou de novo imerso
Naquelas sombras que há na escuridão.

Escuro, escuro, tudo, em sonho ou vida,
É a mesma mistura de entre-seres
Ou na noite, ou ao dia transferida.

Nada é real, nada em seus vãos moveres
Pertence a uma forma definida,
Rastro visto de coisa só ouvida.


Fernando Pessoa, 28-9-1933.

Os teus olhos falam comigo nos sonhos. Até podes não sentir nada por mim de especial, não mo dizes...mas no sonho...eu sei o que sentes...

Eu não existo, e disse-te um dia que partiria quando tu não precisasses mais de um poeta.
Tão cedo, não parto....
Do teu poeta *****
... Mas partiu, partiu sem deixar morada ou direcção, saiu da minha vida assim como entrou, num repente. Sinto falta do seu carinho, das suas palavras incoerentes, das suas vodkas com
laranja...