terça-feira, novembro 07, 2006

S.Martinho


No S. Martinho vai à Adega e prova o teu vinho."Numa casa portuguesa fica bem, pão e vinho sobre a mesa". E umas boas castanhas assadas também. Principalmente no dia de S. Martinho. Mas, quem terá sido este santo que dá o nome a uma das festas populares mais apreciadas no nosso país?

Dia 11 de Novembro do ano 388, o jovem Martinho, soldado de 23 anos, regressava de Itália, onde prestava serviço, em direcção à sua terra natal, Szambatkely, na Hungria. Era um dia frio de Outono, com muita chuva e vento.

Martinho ia bem agasalhado, envolto num grande manto vermelho. Pelo caminho encontrou um mendigo, vestido com roupas velhas e rotas, que lhe pediu algo para comer.
O jovem cavaleiro não levava pão nem dinheiro. Mas tinha uma bela capa!

Então, num gesto de grande bondade, Martinho pegou no seu manto, partiu-o ao meio com a sua espada afiada e deu uma das partes ao pobre homem. Mais adiante, encontrou outro mendigo e, sem hesitar, ofereceu-lhe a outra metade do manto. E lá seguiu o seu caminho, cheio de frio. De repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram e o Sol surge de novo, como uma recompensa divina pela bondade do soldado. E brilhou durante 3 dias seguidos, mesmo sendo Outono.
É o Verão de S. Martinho.

No bondoso soldado Martinho está a origem religiosa deste dia. Mas, o dia de S. Martinho é também uma comemoração pagã, que celebra a chegada do Outono... e o vinho novo. Daí o ditado popular " No dia de S.Martinho, vai-se à adega e prova-se o vinho", ou, a não menos tradicional água-pé.

Falta falar das castanhas... Quem quer quentes e boas?

O santo, o vinho e, claro está, as castanhas, que não podiam faltar no Magusto.
É no Outono que elas caem maduras, dentro dos seus ouriços. Fruto sazonal é consumido normalmente durante a celebração do Magusto.

Ponto de vista saúde:

Assadas, cozidas com erva-doce ou, até mesmo, transformadas em puré, as castanhas são muito ricas em hidratos de carbono e pobres em gordura, o que as torna num excelente alimento e numa boa fonte de fibras.

As castanhas têm menos de metade das calorias da maioria dos outros frutos secos e um teor de água muito mais elevado. Cerca de 100 gr de castanhas, fornecem aproximadamente um terço da dose diária recomendada de vitamina E e um quarto de vitamina B6.

1 Comments:

Anonymous katikika Diz...

Passei por aqui e apenas lhe quero dizer que gosto muito de ler este blog , versa sempre temas interessantes,mas vejo que o alimenta pouco...não será por falta de tema com certeza.Habituamo-nos ao que é bom e depois estranhamos a ausencia, nao desista e que o Novo Ano lhe de inspiração e vontade
Bom Ano

27 dezembro, 2006 20:48  

Enviar um comentário

<< Inicio